

Maria Cândida Mendonça, O Livro do Faz-de-Conta
Este espaço é como um mapa do tesouro que podes explorar. Segue as pistas e nele poderás encontrar os nossos trabalhos/actividades e outras informações sobre a nossa turma...Podes espreitar e até comentar.Nós adoramos receber visitas!


Maria Cândida Mendonça, O Livro do Faz-de-Conta
Eu e a Mimi somos as melhores amigas. Ela nasceu em 2008 e tem apenas cinco meses.
Para nos divertirmos fazemos muitas brincadeiras: jogamos à busca, eu ponho a mão ao pé dela para que ela a consiga apanhar…
Uma vez levei-a ao parque de Estombar com a Juliana, o Guilherme e os meus pais.
Eu e a Juliana fomos brincar com a Mimi, enquanto, o meu pai brincava com o Guilherme, mas houve uma parte desagradável porque a Mimi levou um pontapé do meu pai e já nem se aproximou mais dele.
Depois começou a descoberta do parque pela Mimi!
Nós fomos para o campo onde havia sítios frescos que dava para fazer piqueniques. Fizemos uma pausa para beber água e até a Mimi bebeu dentro de um recipiente pequeno.
Por fim tivemos de voltar para casa porque já era meio-dia. Fomos levar a Juliana e o Guilherme a casa e nós depois seguimos o nosso caminho.
A estação que eu mais gosto é o Verão porque faz calor, posso vestir roupas fresquinhas, ir à praia, passear à noite, fazer piqueniques, etc...
A Primavera também é uma estação que gosto muito porque fica tudo mais bonito, os campos ficam bem verdinhos e cheios de flores bem bonitas e coloridas. O tempo começa a ficar mais quentinho, começa a haver mais alegria, porque ouvimos os passarinhos a cantar e podemos encontrar muitas andorinhas.
No Outono, o tempo já começa a ficar mais fresquinho, as folhas das árvores começam a cair e as cores delas mudam de verde para tons acastanhados, alaranjados, etc...
A estação que eu gosto menos é o Inverno porque faz muito frio, chove muito, há trovoadas e eu não gosto do barulho que elas fazem. Eu sei que a chuva faz muita falta, sem a chuva não havia vida, mas acho que quando chove é uma grande chatice!
Bem, mas agora está quase a começar a Primavera e a seguir vem a minha estação preferida o Verão.


Era uma vez uma árvore que nasceu numa parte escondida do bosque. Era muito inteligente e sabia que algumas árvores iam ser cortadas e utilizadas pelo homem. Iriam ser convertidas em papel, outras em mobiliário e outras em lenha para o fogão.
Desde sempre que a árvore sabia que ia ser papel, então quando a Primavera chegou vestiu-se de folhas A-4. E assim foi...
Quando chegou o Verão pensou em frutificar, mas não podia dar frutos, então decidiu dar letras. E assim foi...As letras combinavam e formavam mensagens secretas de muitas cores.
Chegou o Outono e ela perdeu as folhas e as letras. Os pássaros ficaram tristes e choraram. Então aconteceu algo extraordinário, como por feitiço: as lágrimas derramadas transformaram as letras em pássaros e aquelas que cairam na água transformaram-se em peixes.
Diz-se que as folhas e as letras voam de noite...e que, se alguém as ouve, transforma-se em poeta...

A Érica leu para os colegas da sala de aula "História de muitas cores".No fim, os colegas fizeram perguntas sobre a história à aluna.
Esta fez ainda o reconto da história:
Era uma vez uma menina chamada Fá, o nome dela nasceu de uma nota musical.Esta menina estava de repouso em casa porque tinha partido uma perna. Entretanto, arranjou um amigo imaginário a que deu o nome de Tintas. Ela inventava lindas histórias imaginárias.
É uma senhora muito esbelta, que com finos véus se aperta, quem tiver que desapertar, muitas lágrimas há-de chorar?
É a _ _ _ _ _ _. 
Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim?
Sou a _ _ _ _ _ _ _ . 
Pequeninas e verdinhas encontram-se escondidas dentro de uma casca muito comprida. São as _ _ _ _ _ _ _ _. 
És vermelho, muito vermelho, quando ficas corado, dizem que estás um...?
És um _ _ _ _ _ _.
Quem sou? descobre e responde.
a) Verde foi o meu nascimento e de luto me vesti, para dar a luz ao mundo mil tormentas padeci...Quem sou?
R:
b) Tenho coroa e não sou rei, tenho escamas sem peixe ser, além de servir para doce, sou fruta, podes me comer...Quem sou?
R:
c) Tenho camisa e casaco, sem remendo, nem buraco, estoiro como um foguete, se alguém no lume me mete....Quem sou?
R:
O Livro dos Provérbios - I
O Segredo do Rio
Aventuras da Engrácia
O Bojador
A Lenda do viajante que não podia parar
O livro que só queria ser lido