quinta-feira, 16 de abril de 2009

PROJECTO: "A Escola vai ao Mercado"


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...

Espero que gostem de ler esta linda história sobre a Roda dos Alimentos.
“A Senhora Roda dos Alimentos”



Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona.
E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maçã, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água…com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar.
Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar todos no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo...
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos… Assim, a maçã, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas. A seguir, o tomate, a cenoura, o pimento, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes. Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos hidratos de carbono.
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas. O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios. Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas. O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras. Mas sobrava um alimento…a água.
A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.


SABIAS QUE...

Vitaminas

As vitaminas são elementos essenciais para o nosso corpo e para uma vida saudável. Obtêm-se através dos alimentos, pois o nosso corpo não as "fabrica" sozinho.
As vitaminas são elementos essenciais para o nosso corpo e para uma vida saudável.
Obtêm-se através dos alimentos, pois o nosso corpo não as "fabrica" sozinho. São muito importantes para o funcionamento do nosso organismo e para nos protegermos de muitas doenças. Quando temos falta de uma dada vitamina (ou de várias), o nosso organismo funciona mal e surgem doenças.
A falta de uma ou mais vitaminas pode acontecer quando a nossa alimentação não é suficientemente variada.Para resolver esse problema, pode rever-se a alimentação, e ingerir mais alimentos que têm as vitaminas que nos fazem falta.
Minerais


Tal como sucede com as vitaminas, os minerais são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo, mas actuam em quantidades muito pequenas. Os minerais são muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, encontrando-se em diferentes alimentos que devemos consumir.
Não seria possível ter dentes saudáveis, ossos fortes e músculos vigorosos sem a acção dos minerais.
Os minerais encontram-se em diferentes alimentos, desde os frutos e legumes até à carne e ao peixe. Alguns, como o cálcio e o ferro, têm uma função de construção como constituintes dos ossos e do sangue, respectivamente.
Na maior parte dos casos, os minerais são obtidos nos alimentos.

2 comentários:

  1. Devemos comer uma peça de fruta todos os dias e o texto da roda dos alimentos explica tudo!!

    ResponderEliminar
  2. Sara

    A história da roda dos alimentos é muito importante e engraçada ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar