segunda-feira, 11 de maio de 2009

Baú de Histórias

Aqui ficam alguns dos recontos dos livros que requisitamos na Biblioteca da nossa escola:

A primeira a ler uma história foi a nossa colega Susana com a ajuda da Sara. Ela escolheu "O Flautista de Hamelin"
Reconto: “O flautista de Hamelin"


Há muito, muito tempo a vida na aldeia de Hamelin não era calma, pois estava infestada de ratos centenas, milhares e milhões de ratos eram imensos. O Alcaide de Hamelin estava farto destes ratos. Os aldeões de Hamelin estavam fartos dos ratos, até que um dia, um jovem que vinha com um chapéu invulgar e de flauta na mão lhes disse que podia afastar estes ratos.
O Alcaide apertou-lhe a mão e assim foi contratou-o. Mas o flautista disse que ele tinha de lhe pagar 12 milhões de dólares. O Alcaide até disse que lhe podia dar 100 milhões de dólares.
Então o flautista começou a tocar na borda do lago central de Hamelin e vieram ratos de barris de canos (de todo o lado). De seguida, o flautista levou os ratos, para um lago longe e estes ratinhos hipnotizados afogaram-se. Depois, este foi à aldeia pedir ao Alcaide o dinheiro que este lhe tinha pedido mas ele não o tinha…então o jovem disse que se ia vingar!
O flautista voltou para a borda do lago e começo a tocar, as crianças que estavam a brincar foram atrás. Os pais quando acabaram o trabalho viram que os seus filhos tinhas desaparecido e foram à procura deles em todos os recantos, ao pé das montanhas…
Mas não os encontraram só um velho cego que lhes disse que tinha visto sombras de crianças. Entretanto, passaram-se dias e dias até que um certo dia ouviu-se o flautista, este tinha voltado com as crianças!




Eu gostei muito desta história é um bocadinho triste mas gira!



Susana

O nosso colega Raul também leu a sua história:"O Segredo do Crocodilo Nino".

Reconto: “O Segredo do Crocodilo Nino”



Nino era um crocodilo que caminhava alegremente para a escola. Pelo caminho, encontrou umas bagas roxas e comeu-as e ficou todo pintado e ridículo. Em vez de pedir ajuda, resolveu lavar a boca com a água do pântano, depois sacudiu bem a cabeça para deitar fora a água. Quando Nino acabou de se lavar reparou que ainda tinha os dentes roxos:
- “Oh, não, toda a gente se vai rir de mim!”
Sara resolveu ajudar o seu amigo dizendo-lhe:
- “Podias fingir que estás com gripe.”
Dito isto, Sara enrolou um molho de folhas à volta de boca de Nino a imitar uma máscara. Quando chegaram à escola Sara deu um papel a Nino a dizer:
- “Tenho gripe não posso falar!”
Na aula de música Nino foi desmascarado por um espirro, Nino é mandado ao dentista.
O Nino acabou por perceber como é importante enfrentar os problemas e reconhecer os erros cometidos.


Raul

O Iuri também nos leu uma história muito engraçada sobre uma tartaruga:

Reconto: “Madruga, a tartaruga”




Todos os dias, pela manhã, ainda ensonada, a Madruga ia à horta devagarinho, pelo mesmo caminho. Quando, lá chegou, o tomate protestou, “ Já não era sem tempo”, pois estava carregado. Mas Madruga antes de tratar das alfaces, e do tomate foi cumprimentar a sua amiga Abóbora.
Há muito tempo, que a Abóbora não espantava ninguém, mesmo os pardais. Depois teve um pesadelo que a abóbora estragava a horta toda! Quando acordou estava toda desfeita. Seguiu as pegadas que estavam no chão e passou por vários animais que diziam mentiras, continuou o caminho e encontrou uns pardais que lhe contaram a verdade…




A parte que eu mais gostei foi quando os pardais contaram a verdade.

Iuri Alexandre

A Alice leu uma história sobre um menino chamado Pedro:



Reconto: "Pedro e a Lua"




Pedro adorava a Lua e quando se foi deitar atou um balão ao pulso e adormeceu.
Quando adormeceu começou a sonhar que voava até à Lua.
Quando chegou à Lua descobriu que tinha um rebanho de ovelhas debaixo dos seus pés. Por entre as ovelhas viu um homem de longas barbas brancas, segurando um cajado. O homem olhou para ele, admirado, e perguntou-lhe:
- Quem és tu, rapaz, que fazes aqui?
O Pedro contou a sua história e o pastor escutou com atenção. Depois, o pastor disse-lhe que quando ainda era pequeno tinha a mesma opinião que o menino e também sonhava em ir para um sitio distante. Mas, o pastor arrependeu-se porque ficou lá para sempre .
Quando o Pedro acordou estava em casa e ficou muito feliz .





Alice


4 comentários:

  1. todos estes textos sao fantásticos.
    tao todos de parabens.
    beij. bea

    ResponderEliminar
  2. Os vossos desenhos e histórias estavam todos muito bonitos beijinhos para todos os meus amigos!!!

    ResponderEliminar
  3. Este blog é uma delícia ! Sorrio sempre e sinto gratidão e admiração por alguém que cuida tão bem do homens e mulheres de amanhã! Parabéns Professora!Parabéns a todos os meninos e meninas!

    Eduarda(Tia da Alice... muito babada!)

    ResponderEliminar
  4. Professora obrigada por termos um blog perfumado e chio de originalidade!

    ResponderEliminar