quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visita à nossa escola...

INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS



Hoje vieram à nossa escola os senhores que fazem parte do I.S.N. para dar informações sobre a forma como nos devemos comportar na praia. Também, nos mostraram como se vestem os nadadores salvadores, fizeram uma demonstração como se salvam as pessoas em perigo no mar, apresentaram as diferentes cores das bandeiras e no final fizemos um jogo com outras equipas. Recebemos uma bola e ainda um panfleto: "Verão de campeão"....

As prendinhas que recebemos por participar no jogo:

Foi uma excelente ideia para que os pequeninos fiquem a conhecer um pouco mais o trabalho e a importância do Instituto de Socorros a Náugragos...



A Praia da Rocha vai receber a abertura simbólica da época balnear de 2009, numa cerimónia marcada para 1 de Junho, a partir das 11h00, com organização da Marinha, através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), e apoio da Câmara Municipal de Portimão.Em 2009, vão exibir a Bandeira Azul as praias de Alvor Poente, Alvor Nascente (Três Irmãos), Três Castelos, Vau e Rocha.

MUITA ATENÇÃO:


*Obedece sempre às ordens do nadador-salvador.É ele que sabe tudo sobre a segurança na praia.
*Respeita as bandeiras:

Bandeira vermelha - não se deve entrar na água.

Bandeira amarela - pode-se tomar banho, mas com muito cuidado, sem nadar e sem ir para fora de pé.


Bandeira verde - o mar está calmo, pode-se nadar mas com cuidado, não vale a pena arriscar a vida.

*Quem sabe nadar não se deve afastar, deve nadar paralelamente à costa.
*Se não souberes nadar, nunca vás para fora de pé!
*Mesmo que saibas nadar, vai à água sempre acompanhado.
*Não dês mergulhos em locais que não conheces.Pode não ser fundo que chegue e podes magoar-te muito.
*Se te perderes, vai ter com o nadador-salvador.
*Avisa sempre o adulto que está contigo de que te vais afastar da zona onde estão.


ALGUNS CUIDADOS A TER COM O SOL:


Não deves estar ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as 16h30 - pela hora de Verão em Portugal).A estas horas a radiação solar é mais perigosa.

Habitua-te ao sol a pouco e pouco. Nos primeiros dias de praia, usa uma camisola de algodão, chapéu (o boné não protege as orelhas) e calção ou fato de banho. E tenta manter esta roupa seca, para não se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.

Usa sempre protector solar.Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. Põe o protector meia hora antes de ir para o sol.Para fazer efeito, deves pôr o protector solar cerca de meia hora antes de ires para a praia e pôr mais regularmente (de hora a hora, cada vez que se sai do banho ou se transpirares muito).Protege todas as partes do corpo.

Escolhe comidas leves.O melhor "lanche" para levar para a praia são os legumes, frutos, água e sumos naturais, porque têm substâncias que ajudam a pele a defender-se do sol.

Tem cuidado com as horas a que comes e aquelas a que podes ir à água. Não te esqueças que, comendo muito ou pouco, a digestão dura sempre três horas!

Se a água estiver muito fria, não entres nela de repente!

Bebe muitos líquidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário